Um dos fatores que mais influencia o consumo de um produto é a sua embalagem. É com ela que seu publico terá a primeira impressão do seu produto. Seu desenho e sua funcionalidade são muito importantes, pois além de acondicionar e apresentar o produto, será através dela que você poderá diferencia sua marca e a proposta de valor no mercado.

Os consumidores demoram poucos segundos para formar uma opinião sobre todos os produtos que estão expostos nos pontos de venda (PDV), e se sua marca não conseguir conquistá-los nesses primeiros instantes, ela perdeu a oportunidade. Para garantir bons resultados foque no que ele precisa saber de imediato, os diferenciais dos produtos e valores da marca.

Para escolher a embalagem mais adequada para seus produtos será necessário avaliar e considerar critérios como melhoria na experiência de compra do cliente, proteção, transporte e utilização do produto. Destacamos alguns tipos de embalagens e rótulos.

Tipos de Embalagens

Cartucho
O formato mais comum encontrado no mercado é o Cartucho, também chamado simplesmente de caixa. Ele se apresenta geralmente em papel ou papelão são leves, adaptáveis a diversos formatos, fáceis de serem armazenadas e completamente recicláveis. É fundamental que o papel ou papelão tenha espessura suficiente para suportar o peso do produto. É ideal para criar formas diferenciadas para seu produto e pode ter alça, tampa, aberturas e travas. Se a sua opção for por embalagens de papel poderá ainda utilizar os formatos de sacos, sacolas, envelopes e fardos.  A embalagem cartucho não é aconselhada para líquidos e alguns outros tipos de alimentos.

Tetra Pak
As embalagens Tetra Pak, são compostas por papel cartão, polietileno e folha de alumínio e são mais usados nas indústrias de leite, laticínios e bebidas por preservar o alimento dos efeitos do oxigênio e da luz, de forma a manter as características e os aromas do alimento mesmo em temperatura ambiente.

Blister
O Blister é formado geralmente de uma cartela que serve de suporte e um filme plástico rígido que a envolve junto com o produto. Ótimo para proteger o que foi embalado é considerado é uma solução segura, estruturada e que pode dar mais opções de exposição em displays nos caixas e outras frentes. Geralmente não é utilizado para alimentos.

Stand-up pouch
Versátil, é possível usá-las como recipiente para todo tipo de produto, seja ele sólido, viscoso ou até líquido. Sua estrutura permite ficar de pé nas prateleiras, são maleáveis e possuem uma grande variedade de formatos e pode ter frente metálica para impressão ou transparente para exposição do produto. Além disso, este tipo de embalagem pode ser produzido em versões com bicos dosadores e zíperes que lacram a embalagem depois de aberta conservam o produto e permitem um manuseio seguro por qualquer pessoa, aumentando a percepção da marca como uma escolha confiável e segura.

Flow Pack.
Seguras e resistentes são muito usadas no mercado alimentício. Sua principal vantagem é a rapidez de produção e economia de custos. Nas máquinas que utilizam este processo, uma bobina única de filme é usada para envolver o produto enquanto ele passa, selando e cortando a embalagem ao mesmo tempo.

Lata de Alumínio
Lata de Alumínio é uma solução leve, prática, segura e eficiente para bebidas e alimentos. A embalagem oferece a proteção característica da folha de alumínio (barreira contra oxigênio, luz, aroma e umidade), alta produtividade, aproveitamento de espaço de transporte e armazenamento, e é infinitamente reciclável. Outra diferenciação da embalagem está relacionada ao aspecto visual e de comunicação. A ampla área disponível na lata e a gama de desenhos e cores que podem ser usados na pintura sobre a superfície do alumínio dispensam rótulos e permitem customização da embalagem e maior exposição da marca do fabricante.

Vidro
 Embalagens de Vidro podem ser processadas em diferentes tamanhos e formatos. Apesar de frágeis, são extremamente elegantes e uma boa opção para mercadorias líquidas, úmidas ou pastosas. Elas agradam ao consumidor pela facilidade de observar as condições do seu conteúdo, já que é possível enxergar através do envase. São muito utilizados pela indústria alimentícia e de perfumaria.

Plástica
 Outro tipo de embalagem extremamente adaptável são as Plásticas, muito utilizadas, pois poderem ser moldadas a diversos formatos e tamanhos de produtos. É possível criá-las em formato de caixa, frasco, garrafa, tubo, saco, envelope, película ou filme, engradado e outros.

 

Tipos de Rótulos

Rótulos Sleeve ou Termoencolhíveis
Rótulos Sleeve, também chamados mangas, são rótulos impressos em filmes que têm a propriedade de encolher ao ser aquecido a determinada temperatura, sendo aplicado como um invólucro em torno do frasco, moldando-se ao seu formato.

Rótulos Autoadesivos
No caso dos rótulos autoadesivos suas vantagens incluem baixo custo, alta resistência e facilidade de aplicação. Fixado por meio de cola, a qual possui variações de acordo com a superfície.

Obs.: Antes da impressão é necessário saber quais os principais pontos a serem considerados na escolha do material para rotulagem:
Material que proporciona melhor qualidade da impressão;
Resistência do material (calor, frio, água, rasgos);
Design do produto.

Tipos de papeis: Bopp térmico, Bopp tradicional, Poliéster (PET), Tyvek, Polietileno (PE), Filme, Papel térmico, Papel couché.