A primeira etapa é escolher o tipo de embalagem do seu produto (confira aqui os diversos tipos de embalagens e suas principais aplicações)./
Depois é necessário pensar na Arte para os Rótulos e Embalagens
Invista em um design claro e que expresse tudo aquilo que o consumidor está procurando.
Norma Brasileira para Rótulos e Embalagens
A norma brasileira tem exigências para a embalagem primária (o pote em contato com o produto) e secundária (caixa ou embalagem externa). Na ausência dessa, todas as informações devem estar na embalagem primária. O rótulo então deve apresentar:
- Nome do produto e grupo ou tipo a que pertence
- Marca
- Número de registro do produto
- Lote ou Partida
- Prazo de Validade
- Conteúdo
- País de origem
- Fabricante/ Importador/ Titular e seu domicílio
- Modo de Uso (se for o caso)
- Advertências e Restrições de uso (se for o caso)
- Ingredientes/Composição
O rótulo ou propaganda do produto não pode ter desenhos, símbolos ou figuras que permitam interpretações falsas, erros ou confusão quanto à finalidade do produto, ou sua origem, procedência ou características.
Além disso, não é permitido dizer qualquer característica que não esteja comprovada cientificamente, como “protege a pele”, “mata todas as bactérias” ou qualquer tipo de efeito terapêutico.
É importante saber o que é exigido pelos órgãos reguladores de cada categoria.
Legislação: RESOLUÇÃO – RDC Nº 211, DE 14 DE JULHO DE 2005 – Estabelece a Definição e a Classificação de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes. http://portal.anvisa.gov.br/legislacao/?inheritRedirect=true#/visualizar/27564